NOITE DE SANTA CEIA – ADORAMOS E LOUVAMOS AO NOSSO DEUS


Domingo, 07/06 – Pr. Fábio Coutinho ministrou um culto maravilhoso que veio impactar os corações dos amados irmãos que estavam na igreja. Um culto avivado cheio da Glória do Senhor, culto de Santa Ceia para adorar e louvar ao Senhor, celebrando o corpo e sangue de Cristo Jesus. Este culto é realizado todo primeiro domingo de cada mês.

DSC05125

DSC05122

DSC05123

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1ª Cor.11:26

Aspectos presentes na Santa Ceia do Senhor.

A CELEBRAÇÃO – “Fazei isto em memória de mim”. A Ceia do Senhor trata-se de um memorial no qual recordamos que Cristo morreu para nos libertar dos pecados. Ele se deu por nós e, assim, a Ceia representa a vitória de Cristo para nossas vidas (João 3:16; João 4:14; João 10:10;Gálatas 3:22;I Coríntios 15:57; Romanos 8:32-39;Efésios 1:3); e, porque Ele morreu, nós vencemos. “Por que recordar a sua morte mais do que qualquer outro evento de sua vida? Porque a sua morte foi o evento culminante de seu ministério e porque somos salvos, não meramente por sua vida e seus ensinos, embora sejam divinos, mas por seu sacrifício expiatório.”
A ALIANÇA – A Santa Ceia fala da Nova Aliança instituída por Jesus no seu sangue. Jesus Cristo derramou seu sangue para fazer conosco um pacto, uma aliança – Hebreus 9:14,15 e 28; I Coríntios 11:25.

A ORDENANÇA – A Ceia do Senhor trata-se de uma ordenança que o Senhor Jesus deixou para ser cumprida pela sua Igreja. Jesus diz “…fazei isto em memória de mim.” I Coríntios 11:24-25.

O TESTEMUNHO – A Ceia trata-se  não apenas de uma recordação, mas, ainda, de um testemunho, pois anunciamos a sua morte  (“…anunciais a morte do Senhor…”) e a sua volta (“…até que venha.”). Sua morte nos reconciliou com Deus, e a sua volta nos coroará de glória, por meio da nossa redenção –    I Coríntios 11:26;Romanos 5:10;Efésios 4:30.

O SIMBOLISMO – Na celebração da Santa Ceia usamos dois elementos simbólicos: o pão, que simboliza o corpo de Cristo partido por nós;  o fruto da vinha, que simboliza o sangue de Cristo derramado por nós na cruz. Devemos sempre ter em mente que, no ato da Santa Ceia, o pão é pão mesmo e o suco da vinha é suco mesmo. Estes dois elementos foram escolhidos para símbolos pelo próprio Senhor Jesus – Lucas 22:15-20.

O DISCERNIMENTO – Existe, nesta celebração, a necessidade de realizarmos um breve exame de consciência sobre a nossa comunhão com o Senhor Jesus:

- Faço parte do corpo de Cristo?

- Tenho comunhão tal que deseje a sua volta a ponto de testemunhar isso?

-  Há pecados não confessados que me impeçam de apreciar claramente o significado daqueles elementos ou de me apresentar com a devida reverência diante do Senhor? – I Coríntios 11:28-29.

DSC05108

DSC05097

DSC05102

DSC05127

Quando realizar a Ceia do Senhor?  A Bíblia não explicita periodicidade para a realização da Ceia do Senhor. As igrejas evangélicas, de um modo geral, tradicionalmente, realizam-na uma vez por mês.

Para quem é a Santa Ceia?  Para os membros do corpo de Cristo, ou seja, seus discípulos. Somos nós, os discípulos de Cristo, quem temos de trazer à memória a morte do Senhor e testemunhar sobre sua morte e sua volta. Quem não faz parte do corpo de Cristo, não discerne o corpo do Senhor partido na cruz, ou seja, a dimensão do seu sacrifício – I Coríntios 2:14; I Coríntios 11:29;Efésios 3:17-18.

Há necessidade de ser batizado nas águas para participar da Ceia do Senhor? A Bíblia não diz nada sobre a necessidade de ser batizado para participar desta celebração. O que podemos dizer é que a pessoa que  passou pelo batismo já declarou publicamente sua fé em Cristo e sua entrega à obediência a Cristo. Mas, se você confessou a Cristo como seu Senhor e Salvador, deseja ter um compromisso sério com Ele e com sua Igreja na terra, só está aguardando a primeira oportunidade para se batizar nas águas, em obediência à Palavra de Deus e já fez seu exame de consciência, você está apto para participar da mesa do Senhor.

Durante a Ceia, costuma-se esperar que todos estejam prontos para celebrar juntos – I Coríntios 11:33.

Exemplos de ministração da Ceia do Senhor na Bíblia: Atos 2:42; Atos 20:7, 11.

por markinho sousa

About these ads
Por catedraldapaz Postado em Mensagem

3 comentários em “NOITE DE SANTA CEIA – ADORAMOS E LOUVAMOS AO NOSSO DEUS

  1. A PAZ DO SENHOR IRMÃOS(AS )

    VEJO QUE A DEDICAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO, , MUITO BONITO S SANTA CEIA, QUE OSENHOR JESUS ABENÇOE.

    PRA LUCELIA IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇ DE DEUS SANTANA DO IPANEMA – AL

  2. A paz do Senhor Jesus.
    Amados irmãos gostaria de sebar porque certas igrejas não aceitam a aprticipação de alguns irmãos que não são casados (amasiados) na santa ceia.
    É biblico,ou são normas da igrejas.
    Abraço a todos, e se possivel me enviar a repsosta.

    • Paz do Senhor amado irmão Waldemar.

      Estaremos encaminhando sua pergunta ao Pastor para que ele possa te responder.

      Atenciosamente,

      Comunicação Catedral da Paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s